Na sua opinião, qual deveria ser o final da Sati em José do Egito?

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Revista Contigo


Os olhos de um azul translúcido chamam a atenção de quem conversa com a atriz Larissa Maciel, 31 anos, a protagonista da minissérie Maysa - Quando Fala o Coração (Globo). Em muito lembram os expressivos olhos verdes da cantora, morta em 1977 (mesmo ano em que Larissa nasceu, em Porto Alegre). À primeira vista, a semelhança para por aí.

Larissa nasceu e cresceu na zona norte da capital gaúcha, onde também estudou, no mesmo colégio, durante toda a sua formação. Seus pais, a advogada Elaine Maciel Kumer, 59, e o engenheiro Pedro Kumer, 60, são casados até hoje. O irmão, Pedro, é fisioterapeuta e tem 28 anos. O namorado, o administrador de empresas e músico André Surkamp, é o mesmo há oito anos. Os quatro curtem a trajetória da moça tímida que, aos 4 anos, só perdia o rosado das bochechas saltadas quando subia ao palco nos teatrinhos da escola. Um clima estável e feliz, bem diferente do escancarado em letra e voz por Maysa, cantora aclamada como rainha da fossa por cantar a tristeza e a melancolia de amores mal resolvidos, em clássicos como Meu Mundo Caiu (... E me fez ficar assim / Você conseguiu / E agora diz que tem pena de mim) e Felicidade Infeliz (Felicidade / Vamos fazer um trato / Mande ao menos um retrato / Pra que eu veja como és).

Se o clima de Larissa é mais low profile que o de Maysa, a trajetória profissional é de entrega semelhante. A atriz nunca pensou em fazer outra coisa na vida a não ser atuar. Depois de muito teatro amador na adolescência, prestou vestibular para Artes Cênicas, que cursou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ''Era uma época em que eu, como boa portoalegrense, curtia os bairros Bom Fim e Cidade Baixa. Caminhava pelo Parque da Redenção e parava em seus recantos para ler e estudar.''

A estreia nos palcos aconteceu no Teatro Bruno Kiefer, na Casa de Cultura Mario Quintana. Depois, vieram os trabalhos na TV, em produções ficcionais locais e em vários comerciais. Larissa orgulha-se de nunca ter parado de trabalhar na área e de sempre ter conseguido suas personagens em testes geralmente disputados. ''Mas nunca fui de escolher, trabalhei em empresas, dei aulas de inglês, não fiquei esperando eternamente pelo papel principal.''

Para viver Maysa não foi diferente. O convite partiu de Léo Gama, produtor de elenco da Globo, que a conhecia desde 2002. Em outubro do ano passado, um dia depois de fazer aniversário, Larissa foi conferir os e-mails de parabéns e deu de cara com um chamado: fazer um teste para uma minissérie na Globo escrita por Manoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardim. ''Não pensei duas vezes e aceitei. Em seguida, levei um susto. O teste era para viver o papel principal, Maysa, a cantora famosíssima e polêmica, e que, ainda por cima, era a mãe do diretor'', recorda.

A gaúcha correu para a internet e encontrou um vídeo com a cantora entoando Ne Me Quite Pás dirigida, em um especial de TV, por Antônio Abujamra. ''Pirei naquela mulher'', resume, boquiaberta com a interpretação a que assistiu. Algumas semelhanças físicas entre ela e Maysa, como as bochechas e os olhos, até foram percebidas, mas superficialmente.

Contudo, já no Rio de Janeiro, caracterizada para fazer o teste, levou outro susto. ''Fernando Torquatto (o responsável pela caracterização dela na produção) me deixou passada, fiquei a cara dela!'', espantou-se. O teste: um monólogo de seis páginas. ''Não me preocupei com nada mais. Não quis saber quem ou quantas pessoas estavam participando da seleção. Era minha primeira experiência no Rio, na Globo, para um trabalho tão importante. Queria fazer um bom teste. Saí satisfeita e liguei direto para minha mãe para contar.''

Pois entre o tal teste e seu resultado passaram-se 20 dias. Pensa que Larissa ficou em casa sentada, esperando pela sentença final? Nada disso. Ela trabalhou como se o papel já fosse seu. Leu a biografia escrita por Lira Neto e ouviu as canções de Maysa sem parar. Então, veio o ''sim'' da Globo.

Água-de-coco
A preparação de fato veio a partir de fevereiro do ano passado, com a mudança de Larissa para um flat na Barra da Tijuca, no Rio, cidade que já ama, porém, ainda não curtiu como gostaria. ''Fui pouco à praia, mas adotei a água-de-coco'', revela ela, que nunca foi mesmo fã de chimarrão. Sozinha no Rio de Janeiro, de contrato assinado com a Globo, Larissa só lamenta a saudade dos pais, do namorado, do irmão, dos três gatos vira-latas e da salada de frutas com sorvete da Banca 40 do Mercado Público de Porto Alegre. E também do cheiro de ligustre (árvore comum no sul do país) de suas ruas.

Para interpretar Maysa, Jayme a abasteceu com tudo sobre a mãe: fotos, publicações na imprensa, material em vídeo e os diários pessoais. Foram oito meses de trabalho diário. ''Mergulhei de cabeça na vida de Maysa. Quando me dei conta estava apaixonada por aquela mulher.''

Esse mergulho na vida da cantora fez com que ela se deparasse com uma semelhança fundamental entre elas. ''Sou uma pessoa feliz, bem resolvida, que sempre levou uma vida estável e conseguiu, devagarinho, quase tudo o que quis até agora. Mas sinto que, quando trabalho, entregome de corpo, alma e coração, bem como Maysa fazia com quase tudo na vida.''

19 comentários:

  1. dá vontade de rir só pela carinha da larissa
    ass: aurita

    ResponderExcluir
  2. Em cada entrevista a mais que eu leio confirmo o meu pensamento de que é mais do que merecido a Larissa estar fazendo esse sucesso todo. Com ctz ela era a pessoa pra fazer a Maysa e não é à toa que está sendo tão bem aceita por todos!

    Sucesso sempre pra Larissa


    ass. Ana Beatriz Camargo

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. adoreei a matéria, como todas que vejo sobre ela !
    conconrdo com a menina ae de cima *-*

    Muuito sucesso, Larissa :*

    ResponderExcluir
  5. Não sei ler, mais a foto ta lindona! gostei :)

    ResponderExcluir
  6. Larissa vc não tem idéia de como me tornei fã do seu trabalho! meu Deus vc é um ser muito iluminado e trouxe a mim e aos demais telespectadores um pouco mais sobre a vida de Maysa cantora essa que me identinfiquei muito com a personalidade forte nossa pena que durouduas semanas só a minisserie! desejo a vc todo sucesso do mundo pois vc merece e espero te ver em breve nas telinhas =D

    Bjão de seu fã Miguel Luchetti

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia Maysa. É uma pena minha geração desconhecer uma mulher de tal calibre!
    E fiquei feliz em descobri-lá na minisérie, e su atuação, é digna de palmas!

    Muito, muito sucesso... Você é linda e ótima atriz.

    ResponderExcluir
  9. Nossa é impressionante como é fácil se apaixonar por essa atriz maravilhosa, linda e contagiante. Adorei o trabalho da minissérie e desejo acompanhá-la sempre!!! SucessosS!!!

    Marÿ (Ipameri-Go)

    ResponderExcluir
  10. Naomi


    Krak num sabiia kê o blog tava buniitão naum...

    Parabéns Gabi

    ResponderExcluir
  11. te amooooooooooooooooooo
    parabéns pelo sucesso
    vc merece.
    bjssssssssssssss.

    ResponderExcluir
  12. comprei a revista :D
    (LLLLLLLLLLLLLLLL..

    ResponderExcluir
  13. Acada leitura sobre vc, Larissa, vou me tornando mas seu fã. Está sendo muito prozeroso saber um pouco mais sobre vc. Desejou-lhe muitos outros sucessos, pois vc já nascerá com a estrela de uma grande atriz!! Quê Deus lhe abençoe ainda mais!!

    ResponderExcluir
  14. Acada leitura sobre vc, Larissa, vou me tornando mas seu fã. Está sendo muito prazeroso saber um pouco mais sobre vc. Desejou-lhe muitos outros sucessos, pois vc já nascerá com a estrela de uma grande atriz!!
    [2]

    SUCESSO SEMPREEE..

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. EU ESCREVI UMA PEQUENA HOMENAGEM PARA LARISSA MACIEL UMA ENCADERNAÇÃO EM FORMA DE POESIAS TODA TRAJETÓRIA DELA NA MINISSÉRIE MAYSA.
    ESPERO QUE TODAS AS HOMENGEN SEJAM JUSTAS E PERFETIAS PARA ELA.

    LARI... DEUS TE ABENÇÔE!

    ResponderExcluir