O olhar forte de Larissa Maciel, 33 anos, ficou conhecido do público com a minissérie Maysa(Globo), de 2009. Hoje, ela o empresta à Felícia, da novela Passione, da mesma emissora. Mas esses mesmos olhos verdes já haviam conquistado o administrador de empresas e músico André Surkamp, 31, há dez anos. Em setembro de 2009, eles deixaram Porto Alegre, casaram-se e começaram uma vida nova no Rio de Janeiro. Nos fins de semana, enquanto ela prepara um bom risoto, massa ou peixe na cozinha, André escolhe a trilha sonora em um dos seus discos de vinil, de preferência rock ou jazz. O primeiro filho está nos planos do casal, mas só para daqui a dois anos. Confira a entrevista e o ensaio feito no Sheraton Rio Hotel & Resort.

A relação mudou depois do casamento?

Ficou melhor. Foi apenas uma cerimônia, mas importante por ser um ritual de passagem. Depois que me casei, senti que formamos uma família. Porém o relacionamento não mudou, a gente sempre se deu muito bem. Nossa convivência é muito gostosa.

É boa dona de casa?

É gostoso cuidar da casa. Mas não gosto de fazer faxina. Gosto de organizar, adoro cozinhar. É a minha primeira casa, antes morava com meus pais. Gosto de cuidar da roupa, das plantas... Lavar a louça não me incomoda muito, porque somos só nós dois, então é pouca. André é ótimo e me ajuda em tudo.

Cozinha para o marido?

Adoro cozinhar e inventar pratos, misturar ingredientes. Faço risotos, massas, peixes. No fim de semana, acordamos tarde, tomamos café, e já começamos a pensar no que fazer. O André tem uma coleção de discos de vinil e coloca a trilha sonora, rock ou jazz, enquanto vou fazendo a comida.

Você é romântica, faz surpresas para ele?

Somos românticos nas pequenas coisas. No cuidado de fazer algo que o outro goste, mostrar que nos preocupamos um com o outro. Nunca fomos de arroubos de romantismo. Agora que estou gravando e ensaiando a peça A Eva Futura (que deve estrear em 13 de janeiro no Teatro Sesi, no Rio) está puxado. Chego tarde e ele dorme cedo. Então, o André deixa tudo arrumado em casa e acho isso tão romântico... Ele sabe que vou chegar cansada.

Fidelidade é importante?

É. Se não quer ser fiel, não tem porque estar casado. Se quer ser infiel, vai ficar solteiro. Não consigo entender a infidelidade. Primeiro, porque é um desrespeito. Traição é a pior forma de magoar a pessoa que está com você.

Planejam filhos?

Temos pensado cada vez mais nisso, mas não é um projeto para agora, é para daqui a uns dois anos. Estou em um ótimo momento profissional e quero poder me dedicar exclusivamente a essa oportunidade antes de ter um filho.

Já se acostumou ao Rio?

Gosto muito da cidade, é tão linda. A praia fica cheia de gente, até em dias de semana. O Rio com sol é de tirar o fôlego. É uma delícia, às vezes, sair do trabalho e ver uma lua linda sobre a montanha. Sou brindada com esse visual incrível.

Tem algo na cidade com que não tenha se acostumado?

O trânsito me deixa de mau humor. Aqui, as pessoas dirigem de um jeito que me irrita um pouco. Ninguém usa a seta para avisar que vai mudar de pista, os motoqueiros furam o sinal e andam na contramão... Aí xingo dentro do carro, fico furiosa, baixa a gaúcha e falo com sotaque carregado (risos).

Tem feito programas cariocas?

Não posso dizer que virei carioca, continuo bem gaúcha. Ainda bem que alguns amigos têm churrasqueira, porque são pouquíssimos os prédios na cidade que possuem. Em Porto Alegre, qualquer um tem. Como o meu não tem, a gente pede emprestado, meu marido assa e todos adoram.

O que você e a Felícia têm em comum? Parece ser calma como ela...

Sou tranquila, mas não me provoque. Por saber que tenho esse vulcão interno, procuro não explodir tanto, acho que já fui muito mais explosiva do que hoje.


Dicas de beleza

- Larissa não gosta de comer fast food nem comidas gordurosas. Em seu cardápio, prevalecem saladas, legumes, verduras e peixes.

- Há cinco anos, a atriz descobriu o pilates, que, segundo ela, organiza o corpo, dá força e flexibilidade. Ela procura fazer, todos os dias, um circuito aeróbico que dura 40 minutos, em uma academia para mulheres. A série - que inclui pular corda e dançar - a faz suar.

- Larissa também gosta de andar de bicicleta pela orla da Barra da Tijuca, bairro onde mora no Rio, acompanhada do marido.

- Assumidamente vaidosa, a atriz não abre mão de cremes para diversas partes do corpo. Ela também usa filtro solar e faz peeling de cristal (tratamento que utiliza cristais de hidróxido de alumínio para fazer uma microdermoabrasão da pele).