Na sua opinião, qual deveria ser o final da Sati em José do Egito?

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A Eva Futura: Remontagem

Release "A Eva Futura"

1886. Menlo Park. Nova York. Estamos no laboratório de Thomas Alva Edison – o magnífico Cientista, chamado O Mago– uma Lenda Viva! Na solidão de sua sala de trabalho, Edison, entusiasmado, reflete sobre a rapidez das descobertas científicas. Para ele não há mais qualquer dúvida: somos semideuses - a Natureza já foi totalmente dominada! A Lâmpada Elétrica aprisionou a luz; o Fonógrafo - o som; a Fotografia e o Cinema - a imagem e o movimento. A Ciência já é capaz de criar qualquer ilusão. Não há mais realidade – ou melhor, não há mais sonhos - todos os sonhos são possíveis.
Assim começa A Eva Futura – que chega ao Teatro Nelson Rodrigues, dia 17 de novembro, em versão traduzida para o palco e adaptada por Denise Bandeira, que também assina a direção. Em cena, Bruce Gomlevsky encarna o poderoso e egóico Thomas Edison que àquela altura – 1886 - estava não só vivo como em plena efervescência criativa. Larissa Maciel é a linda e fútil Alicia Clary. Bruno Ferrari, o atormentado Lorde Ewald. O cenário é de Helio Eichbauer. Figurinos deRita Murtinho. Luz de Paulo Cesar Medeiros.E na mente de Edison o apaixonante desafio de substituir um ser humano imperfeito e medíocre ( Alicia, noiva de Ewald, seu amigo e mecenas) – por um Ser Artificial e sofisticado - a formidável Androide Hadaly.

A trama...
É noite em Menlo Park. O jovem aristocrata Conde Celian Ewald – o primeiro mecenas de Thomas Edison, aparece para uma visita inesperada e estranha. Vem anunciar seu suicídio! Apaixonado por uma atriz de beleza estonteante e nenhuma inteligência (um caso crônico de raquitismo intelectual!) Ewald quer morrer para se libertar de vez daquela vergonhosa escravidão que o prende a umaforma sem conteúdo. Edison, disposto a salvá-lo, oferece ao amigo a solução: construir uma Andróide, à imagem e semelhança de sua musa, criando para ela um novo conteúdo, à altura das exigências emocionais e intelectuais de Lord Ewald. Uma cópia tão perfeita que nem mesmo o apaixonado Ewald seria capaz de perceber a diferença entre uma e outra. (Inúmeras seriam as vantagens – inclusive a dessa sósia ser fabricada com materiais resistentes e duradouros e passível de ser desativada a qualquer momento – caso o aristocrata se arrependa do projeto).
Diz a lenda que o verdadeiro Thomas Edison, ao ler o romance de Villiers - admirado e divertido com a ficção criada sobre sua personalidade - teria dito, sobre o autor: “Este homem é maior do que eu. Eu posso apenas inventar. Ele cria”.

A montagem
A Eva Futura é, portanto, uma viagem de poesia e humor negro numa numa discussão que se mantém incrivelmente atual – a difusa fronteira entre Realidade & Ilusão, entre Real & Virtual. E a ditadura da Beleza Feminina sobre os sentidos. “É um texto do final do século XIX, quando a eletricidade virou o mundo de cabeça pra baixo - numa ruptura muito mais radical do que o choque digital que vivemos agora. Edison, foi a primeira celebridade internacional do planeta. Um americano. Trazendo uma lâmpada elétrica que iluminou e um fonógrafo que gritou num mundo em que a Europa ainda ditava as regras de comportamento. Suas invenções mudaram radicalmente a percepção humana da realidade.”
“Vi, neste romance – A Eva Futura - a semente de filmes que depois seriam marcantes em minha vida – o fundador: Metropolis, de Fritz Lang, e depois Blade Runner, de Ridley Scott”.

Acompanhem noticias sobre a peça pelo blog oficial A Eva Futura: http://aevafutura.blogspot.com/

Remontagem: Teatro Nelson Rodrigues - Caixa Cultural Rio de Janeiro - 17 a 27 de novembro de 2011


8 comentários:

  1. eu queeero ver de novo DD:
    bem q podia vir pra cá, né?! a denise bandeira falou pra camila e pra mim q a peça ia viajar )): neem foi >.<

    sabe larissa to com saudade, quero teu abraço, ta?! ♥
    bjbj
    te amo S2

    ResponderExcluir
  2. Queria tanto ver essa peça :( Pena que não vem pra SP :(
    Mas vamos esperar a proxima néh? rs' ( não vejo a hora rs' esta demorando em rs)

    Beijosss miha lindaaa te amooo! Saudades!

    ResponderExcluir
  3. Ohh que linda essa do imagem do cartaz da peça!!
    Nossa como eu queria sair daqui do ESPIRÍTO SANTO, pra ver a peça.=(
    Bejin linda...

    ResponderExcluir
  4. Eu vou ver minha diva de novooooo ..
    Lari, a Ana Clara, a Dalva e eu, estaremos no teatro comemorando meu aniversário ..
    Estamos doidas de saudade do seu abraço e do seu carinho!
    Estou esperando meu aniversário ansiosa pq sei que vou comemorar com vc! hahaha'
    Beijooooooooooooooos ..

    ResponderExcluir
  5. Oi Lari!!

    Que vontade enorme de ver a peça, se tudo der certo vou ganhar a viagem de presente de niver, vai ser um sonho realizado poder ver vc de pertinho, e te dar um abraço beeeem forte =D
    Te amo muuuitão!
    Fica com Deus♥
    Beijos beijos.

    ResponderExcluir
  6. Lariii .. nossa faltam só 19 dias .. rsrs
    Dia 26 a Ana Clara, a Dalva, a Vick e eu estaremos la no teatro pra te dar aqueeeeele abraço! rsrs
    Aii que saudades de vc .. saudades da Dalva tbm!
    Vai ser maravilhoso comemorar meu aniversário com vc! =)
    Te adoooro!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. rsrsrs.. eu ja estou desistindo de que essa peça venha pra Belo Horizonte, e taa dificil de eu conhecer você pessoalmente logo Lari.. aaaaaaaaaai que nervosooo. kkkkkkkkkkkkkkkk'

    Mas ok.... um dia acontece. Um dia eu dou um dos abraços mais importantes pra mim. *-*

    Eva Futura.. como eu queria assistir.. mas nee.. boa peçaaaa pra quem for. *-*

    E muita merdaaaaaa Lari..

    ResponderExcluir
  8. Lari, por que suas peças nunca vem para o interior? Eu queria muito ver, mas nem rola né. ): Isso é sacanagem com nós que moramos longe. Passei para isso, e para dizer que Te amo. <3

    ResponderExcluir